Risco após a conclusão do tratamento

É importante que você não interrompa o tratamento ou altere a dose por conta própria se ficar grávida. Fale com um médico. Ela então pesa o benefício do tratamento contra o risco potencial. Às vezes, você pode ser trocado por outro medicamento. Às vezes pode ser um risco maior não usar o medicamento. Por exemplo, medicamentos para epilepsia podem afetar o feto, mas uma crise epiléptica significa um risco maior para você e para o feto.

Durante a gravidez, grandes mudanças ocorrem em seu corpo. Pode afetar a dose de um medicamento que você pode precisar. Isso ocorre porque o nível da droga no sangue muda. Para alguns medicamentos, pode ser necessário aumentar ou diminuir a dose para obter o mesmo efeito de antes. Alguns medicamentos permanecem no corpo por muito tempo e podem afetar o feto mesmo após o término do tratamento.

É então importante não planejar uma gravidez até que tenha passado um certo tempo após o término do tratamento medicamentoso. Exemplos de tais drogas são aquelas contendo isotretinoína usadas para acne e acitretina usada para psoríase. Isso também se aplica ao metotrexato , que é usado, entre outras coisas, para artrite reumatoide. O metotrexato também afeta o esperma algum tempo após o término do tratamento.

Dra. Adriana de Góes Soligo | Clínica de Reprodução Humana Assistida

  1. do Rocio, 423 – Conj. 1502 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04552-000

01130450016 Adriana de Goes infertilidade masculina