Piores métodos de aprendizado

Confira aqui
No caso de um alto nível de conhecimento, ou seja, pessoas que já possuem um conhecimento decente em determinada área, as técnicas de sinalização podem causar confusão ao se depararem com novos materiais. Isso constitui um conflito que resulta em um aumento da carga cognitiva estranha. McNamara, Kintsch, Songer e Kintsch sugerem que, ao contrário dos alunos com baixo conhecimento, os alunos com alto conhecimento precisam processar as relações entre suas bases de conhecimento existentes e novas informações, para estudar para concursos.

Portanto, vale lembrar que o efeito de sinalização é particularmente sensível às diferenças em nosso estado de conhecimento. Resumir o material é outra das estratégias clássicas de aprendizado que são amplamente divulgadas. Consiste em extrair a essência e o significado geral de um determinado capítulo ou página. Em teoria, essa tática parece funcionar.

Na verdade, os resultados. Embora existam alguns estudos que mostram eficácia limitada desse método, a maior parte da literatura mostra praticamente nenhum benefício de seu uso. Vejamos um estudo de 1986 de Wong, Wong, Perry e Sawatsky como exemplo.

O estudo descobriu que aqueles encarregados de resumir trechos de um livro sobre terremotos não se saíram melhor (no geral) do que um grupo de controle quando testado uma semana depois. O estudo constatou que os alunos obtiveram algum benefício da técnica quando as perguntas exigiam aplicação ou análise de conhecimento, mas a soma levou a uma queda nas pontuações quando as perguntas exigiam avaliação ou análise de conhecimento.