Devo utilizar agentes de imobiliárias únicos ou múltiplos?

Duas (ou três) cabeças são melhores que uma? É melhor usar mais de um agente de imobiliária ou escolher um e ficar com eles? É uma pergunta frequente e pode ser tentador pensar que duas (ou mais) cabeças pensam melhor que uma. No entanto, não é necessariamente tão simples assim. Aqui estão os principais pontos que você deve considerar ao escolher entre agentes únicos, conjuntos ou múltiplos: para mais informações, consulte nosso guia completo . O que realmente significam os termos agente único, agente único conjunto e agente múltiplo?

Agentes únicos significam exatamente isso: uma única agência imobiliária tem o direito exclusivo de vender sua propriedade. Ao se inscrever com um agente único, você normalmente firmará um acordo de exclusividade, normalmente com duração de 12 semanas ou mais. Se você vender seu imóvel dentro desse prazo – mesmo que o corretor não tenha encontrado o comprador – você terá que pagar a comissão do corretor.

Alternativamente, você pode instruir vários agentes : neste caso, as várias empresas (três ou mais) estarão competindo entre si para vender a sua propriedade, e apenas o agente bem-sucedido receberá a comissão. Um meio-termo entre estes dois métodos é a nomeação de agentes únicos conjuntos . Isto significa escolher duas ou três empresas que trabalhem numa base mais cooperativa.

Frequentemente, eles concordam em dividir a comissão entre eles, com uma parcela maior indo para a empresa que garante a venda. Um caso típico em que este sistema pode ser apropriado é a venda de uma propriedade rural de primeira linha, quando o vendedor pode optar por nomear um agente local, bem como uma agência nacional de alto nível. cobertura para alugar Campinas