Consideramos um segundo argumento a favor do conceito teórico

a saber, que
atividades puramente teóricas, mas não atividades práticas, têm valor intrínseco.
Argumento que, mesmo que aceitemos essa visão, o conceito de faculdade que
ela nos deixa jogaria fora dois outros fins para o ensino e a pesquisa
universitários: educação moral e crítica social. Uma vez que, juntamente com a
pesquisa teórica pura, esses dois fins também são difíceis de colocar no conceito
prático de faculdade, sugiro ir além da divisão entre teoria e prática.
Uma abordagem seria seguir o conceito de Clark Kerr de uma “multiversidade”,
mas argumento que a faculdade internamente inconsistente e briguenta que sua
ideia promove é insatisfatória e não nos leva realmente além da divisão entre
teoria e prática. Em vez disso, utilizo um argumento do pragmatismo clássico
para mostrar que a própria divisão entre teoria e prática é uma ficção filosófica
e, esboço um novo conceito de faculdade, inspirado na filosofia de John Dewey,
que sintetiza e bolsa prática e ensino.
O conceito deweyano de faculdade ultrapassa o debate intratável entre teoria e
prática, afirma o lugar único da faculdade na sociedade do século XXI e remove
a inconsistência e as lutas internas descritas por Kerr como endêmicas da
multiversidade. O estudo conclui retornando aos desafios contemporâneos
enfrentados pela faculdade. Unoeste quanto tempo dura a faculdade de direito